Salvem nossas árvores - SOS

As árvores em Campos dos Goytacazes/RJ estão sufocando.




Parece notícia repetida, mas ainda é atual. A erva-de-passarinho (Struthanthus flexicaulis Mart.) continua se entrelaçando em nossas arvores em diversos pontos da cidade.

Saulo Pessanha, colunista do Jornal Folha da Manhã já apresentou o problema a sociedade, mas tudo precisa ser lembrado de novo, porque o problema persiste.

Levantamento feito por colaboradoras de nosso Coletivo Voluntário Verdejar, somado as materias do Saulo Pessanha, apontam pelo menos 10 árvores com a proliferação da planta invasora. Os locais são diversos: cruzamento da Rua Formosa com a Av. Pelinca, Av. 28 de março, hotel Ramada (Em frente), praça da Biblia (Em frente a Secretaria Muncicipal de Educação), Av. XV de novembro, cais da Lapa, arredores da Santa Casa de Misercórdia, SENAI, Jardim São Benedito e Palacio da Cultura, dentre outras árvores ainda não identificadas.

A erva-de-passarinho compromete a capacidade da árvore em fazer fotossíntese, e consequentemente de abastecer ramos em crescimento e raízes com nutrientes. Ela se alimenta da seiva da árvore hospedeira, o que pode acabar com o ressecamento de amplas as plantas, além de tornar a árvore vulnerável ao ataque de pragas (insetos) e doenças (fungos e bactérias), revela pesquisa de Marcelo Ferreira, Engenheiro Agrônomo e integrante da Coordenação do Campos + Verde.

A semente da planta parasita é espalhada por animais, principalmnte pássaros, que comem as frutas e depositam as sementes em árvores saudáveis através de suas fezes. Em poucos dias a semente germina sobre a árvore saudável, e se desenvolve rapidamente, explica Alício Gomes, Coordenador de Plantio, e responsável pelo viveiro do Campos + Verde.

Ainda segundo Alício a remoção precisa ser eficaz, pois se uma única parte da planta persistir uma nova brotação sera gerada e o problema retorna. Ele sugere que um plano de ação específico deve ser executado pelo órgão municipal competente, visto que apenas o poder público pode fazer manutenção em árvores presentes na área pública.

A poda é o mecamismo de retirada, com a poda drástica indicada para grandes infestações. Esses manejos são prerrogativa da Subsecretaria de Meio Ambiente, segundo a lei n° 8.689, de 17 de dezembro de 2015, que "Dispõe sobre a regulamentação do plantio de árvores, no município de Campos dos Goytacazes".

O Coletivo Campos + Verde, por sua missão de arborizar Campos dos Goytacazes/RJ, vem contribuir com esse informe público. Esperamos que esse alerta sensibilize o poder publico na ação de salvar nossas árvores, e desperte a sociedade para a observação e manifestação sobre as questões importantes. Cabe a ela o controle social em prol do ambiente saudável e equilibrado, aliado ao desenvolvimento sustentável de nosso município.

Estamos a disposição para ajudar num plano de ação contra essa planta parasita. Nos contate por nosso e-mail e redes sociais.

COLETIVO CAMPOS + VERDE

O plantio de especies florestais e frutiferas é o principal objetivo do Campos + Verde, grupo coordenado por 6 profissionais formados em diversas áreas, especialistas em Educação Ambiental e amantes das árvores, com o apoio de quase 40 colaboradores voluntários na produção, plantio e manutenção de mudas.

Até essa data o Coletivo plantou 167 mudas, com 144 em desenvolvimento. São 31 espécies plantadas em 10 locais, com destaque a ciclovia da avenida Arthur Bernardes, e o trevo das Praias com 86 mudas no chão. O Campos + Verde mantém mapeamento geográfico completo das mudas plantadas por meio da plataforma Google Earth disponível em nosso site.

Nosso plantio mais recente foram 20 mudas diversas acolhidas no Palácio da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima - Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ.

Desejamos que as parcerias façam nosso município mais verde a cada dia.

Nos contate pelo email camposmaiverde@gmail.com, @camposmaiverde, @camposmaiverde, e conheça detalhes de nossas ações pelo sitio: https://www.camposmaisverde.eco.br. Esperamos sua parceira. O Coletivo Voluntário Verdejar te espera!

Texto de Marcelo dos Santos Ferreira
Foto de Márcia Vasconcelos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.