Celebrando o dia da Árvore com a centésima muda




Hoje, 21 de setembro de 2021 a Campos + Verde comemorou o dia Nacional da Árvore ao seu estilo, plantando. E ampiando o grande significado do plantio, este foi pelas mãos da geração futura, as crianças. A Clara Lis, Helena e Maria Alícia plantaram o décimo Pau-brasil [Paubrasilia echinata (Lam.) Gagnon, H.C.Lima & G.P.Lewis.] do nosso coletivo arborizador, e a 100ª muda numa linda estória de perdas e ganhos.

O plantio contou com a participação da comitiva de Sub-secretaria Municipal de Meio Ambiente, liderada por nossa convidada Maria Carolina Simões Riscado de Castro, Representante do Centro de Educação Ambiental Prata Tavares.

Agradecimentos e homenagens

Aos convidados especiais como a Maria Carolina Riscado, prestamos homenagens em agradecimento a participação em nossa meta, com a entrega de certificados em nome dos quatro essenciais pilares de nosso Coletivo Voluntário Verdejar: Doação de mudas, Apoio a Campo, Apoio/Patrocínio e Apoio Institucional.

Agradecemos a Gontran de Carvalho Neto, presença certa em nossos últimos plantios, em nome dos quase 50 colaboradores que além das doações de mudas, nos apoiam a campo, no plantio e manutenção de mudas.

A Ana Paula Ribeiro Sarmet Moreira Smiderle, que nos prestigia representando a Verde Folha Farmácia, agradecemos por nossa primeira parceria Apoio/Patrocínio na aquisição de insumos.

A Maria Carolina Riscado, nossa presença mais recente, agradecemos pela disponibilidade e parceria em uma das muitas porta que o poder público municipal nos abre, nossa primeira parceira Institucional.

As crianças agradecemos pela inocência e eterna vontade de aprender: Clara Lis, Helena, Maria Alícia, Jordan e Luiza.





Em especial a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ, agradecemos a participação em nosso importante momento. A menção de nossa participação em suas comemorações da data muito nos honra. Esta parceria institucional, de certo, é altamente relevante a quaquer coletivo ou ator social do município, e a nós Campos + Verde não seria diferente.

Campos + Verde

Somos um coletivo arborizador com a missão de ocupar/reocupar espaços verdes para o municipio de Campos dos Goytacazes/RJ, com especial atenção a porção urbana. Atuamos com o plantio de espécies florestais e frutíferas na vias de acessso (ruas, avenidas, e rotatórias/trevos), espaços coletivos de uso publico como parques, praças, dentre outros, bem como na educação ambiental da sociedade pela sensibilização e conscientização pela preservação ambiental através de nosso tema gerador: árvores.

Com a força de nosso Coletivo Voluntário Verdejar, constituído pela união interessada no bem estar ambiental, alcançamos uma marca importante, nossa centésima muda plantada. Esse plantio marca uma história de muita luta, vitórias e derrotas. São 122 mudas plantadas com 22 mortas por vandalismo na Avenida Arthur Bernardes em abril de 2021, representando 27 especies de árvores florestais e frutíferas, em 7 locais diferentes.

O caminho sendo traçado



Nossa jornada começa com dois ipês-amarelo plantados no Jardim São Benedito em 2011. Passa por Oitis [Licania tomentosa (Benth.) Fritsch], Albízias [Albizia lebbeck (L.) Benth.], Baobás (Adansonia L.), mas tem no pau-brasil [Paubrasilia echinata (Lam.) Gagnon, H.C.Lima & G.P.Lewis] a nossa identificação. Foi a muda que sobreviveu ao ataque covarde na Avenida Arthur Bernardes, e tornou-se nosso símbolo de resistência.



Estão plantados em 2021 nas Avenidas Arthur Bernardes e Alberto Lamego; Trevos das Praias (ao lado do CEPOP) e do Índio (Entrada da cidade); UBS do Parque Jardim Imperial; Jardim São Benedito e Praça de Santo Antônio: 12 Abacateiros (Persea americana Mills), 1 Abricó (espécie não identificada), 5 Albizias, 4 Amoreiras (Morus nigra L.), 3 Aroeiras (Schinus terebinthifolia Raddi); 3 Baobás, 1 Biribazeira (Rollinia deliciosa Saff.), 1 Caramboleira (Averrhoa carambola L.), 8 Castanhas-do-Maranhão [Bombacopsis glabra (Pasq.) Robyns], 1 Falsa-Acacia (Robinia pseudoacacia L.), 1 Flamboyant-mirim [Caesalpinia pulcherrima (L.) Sw.], 2 Goiabeiras (Psidium guajava L.), 2 Gravioleiras (Annona muricata L.), 7 Ipês-amarelo [Handroanthus albus (Cham.) Mattos], 4 Ipês-rosa [Handroanthus heptaphyllus (Mart.) Mattos], 1 Jambeiro [Syzygium jambos (L.) Alston], 1 Jequitibá (Carinianna spp), 2 Laranjeiras (Citrus sp.), 3 Nêspereira [Eriobotrya japonica (Thunb.) Lindl.], 2 Nonis (Morinda citrifolia L.), 10 Oitis, 3 Paineiras [Ceiba speciosa (A.St.-Hil., A.Juss. & Cambess.], 1 Palmeira (espécie não identificada), 3 Patas-de-vaca-branca (Bauhinia variegata var. candida Voigt), 10 Paus-brasil, 4 Pitangueiras (Eugenia uniflora L.) e 5 Sibipirunas (Caesalpinia pluviosa var. pluviosa DC.), totalizando 65 espécies florestais e 35 frutíferas.

Tivemos o prazer de poder contar com grandes parceiros voluntários pessoa física e jurídica, que chamamos carinhosamente de Coletivo Voluntário Verdejar. São 15 doadores de mudas, que aportaram 283 mudas ao viveiro do projeto ou diretamente a campo. São os ilutres membros de nossa Rede de Doação de Mudas. Foram 36 apoiadores de campo, sendo 5 pequenos arborizadores. Somado a isso duas entidades nos abraçaram: a Verde Folha Farmácia, com doação de insumos; e a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ, pela orientação técnica e doação de mudas, com atenção especial para o Centro de Educação Ambiental.

Metas para o futuro



A centésima muda em 21 de setembro de 2021 foi só o começo. A partir de 2022 serão firmadas duas metas fixas anuais, e duas parciais, como termômetro das atividades desenvolvidas. Somado a isso poderão haver plantios especiais comemorativos. Todas essas agendas estarão associados a datas ambientais importantes associadas a nosso tema central: árvores.>

Após o encerramento oficia de nossas ações em 2021, planejado para inicio de dezembro, e reabertura em 2021, final de janeiro, temos a previsão de superação da meta parcial de 140 mudas plantadas na semana de 21 de março de 2022 - Dia Internacional das Florestas. A proximidade dessa data com o aniversário de nossa Campos dos Goytacazes/RJ nos anima ainda mais por parcerias e ações conjuntas abrindo nesse março os grandes plantios de 2022, e deste ano em diante.



Agradecemos a presença de nossos parceiros, colaboradores voluntários, que vem nos prestigiando desde o início de 2021. A equipe de campo Jailma Barcelos ( @jailmabarcelos), Alicio Gomes ( @alicio.gomes), e Marcelo S. Ferreira ( @marcelo.sanfer) saúda a Gontran Neto ( @gontran.neto), Adriana Rebel ( @adriana.rebel), Dolyca, Olívia Smiderle ( @oliviasmid), e anapaulasmiderle ( @anapaulasmiderle). Menção deve ser feita a Marcia, que não pode estar presente.

Fotos





Nos contate pelo email projetocamposmaiverde@gmail.com, @projetocamposmaiverde, @camposmaiverde, e conheça detalhes de nossas ações pelo sitio: https://www.camposmaisverde.eco.br. Esperamos sua parceira. O Coletivo Voluntário Verdejar te espera!

Texto de Marcelo dos Santos Ferreira
Fotos de Jaílma Barcelos e Adriana Rebel.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.