Campos dos Goytacazes/RJ perde mais uma árvore.

julho 26, 2021


Recentemente a árvore que ornamentava a entrada da Catedral Diocesana de Campos dos Goytacazes/RJ foi cortada. Com arvore ao chão uma grande população de passaros está desabrigada e perdida, sem seus ninhos e história. Os pássaros, símbolos da alegria e traço remanescentes de natureza da praça São Salvador, seguem errantes pelo ceu do centro da cidade, e acreditamos que a decisão que isso gerou foi meramente técnica, sem a observação socioambiental relevante a situação.

Momentos como esse nos entristecem, pois além de uma árvore a menos, temos todo um relação entre de especies animais, as aves, e talvez vegetais destruida (no caso de bromélias e outras plantas que costumam habitar o tronco de árvores antigas).

Infelizmente essa situação não foi a primeira, e há probabilidades de nao ser a última. Eventos similares, contra a porção natural de nosso ecossistema urbano já impactaram Campos dos Goytacazes/RJ em anos anteriores. Dentre os mais notórios e polêmicos casos está a destruição de uma das então arvores símbolo da cidade, e abrigo de aves ainda maior, no cruzamento das Avenidas Alberto Torres e Beira Valão, por ocasião da obra da ponte/viaduto Leonel Brizola.

A própria praça São Salvador teve seus dias de glória verde arruinados, quando em obra inaugurada no começo dos anos 2000 o espaço bucólico, aconchegante e de temperatura agradável tornou-se retilíneo e bem quente. A substituição de árvores frondosas por palmeiras não trouxe boa avaliação por parte dos campistas a época, e essa impressão persite até os dias de hoje.

Seja abrigo de pássaros em sua copa ou de pessoas abaixo dela, as árvores são vítimas silenciosas de danos ambientais não registrados nas leis. Essas normas acabam por atuar no sentido oposto, criando justificativas que permitem o corte por critérios pouco específicos, e altamente interpretáveis.

Com a ação de corte em frente a Catedral Diocesana já concretizada, nós do coletivo do projeto Campos + Verde, esperamos que novas árvores, e no plural, possam substutuí-la. Seria como honrar os anos de vida perdidos por esta árvore, ainda que essa humanização possa não ser adequada.

Somos um coletivo voluntário de arborizadores urbanos, e sempre apoiaremos ações de plantio de novas árvores em espaços diversos. Se você pensa como nós, vem com a gente, e juntos iremos Verdejar Campos dos Goytacazes/RJ.




Video postado por Campos Ocorrencias ( @camposocorrencias.up ).


Nos contate pelo email projetocamposmaiverde@gmail.com, @projetocamposmaiverde, @camposmaiverde, e conheça detalhes de nossas ações pelo sitio: https://www.camposmaisverde.eco.br. Esperamos sua parceira. O Coletivo Voluntário Verdejar te espera!

Texto de Marcelo dos Santos Ferreira com a colaboração de Alicio Gomes, Clícia Barcelos e Jaílma Barcelos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.