O plantio de árvores é forma concreta de contribuição para um meio ambiente saudável - Clarice Smiderle

junho 22, 2021

Baobá plantado no JBRJ

Clarice e Rafael Loureiro Smiderle são um casal voluntário de nosso projeto Campos + Verde. Parte de nosso Coletivo Verdejar, ambos já presentearam a Campos dos Goytacazes/RJ com três Baobás (Adansonia L.), que a nós confiaram a parceria do plantio na entrada da cidade, popular Trevo do Índio.

Valorizamos as parcerias, e para contar um pouco desse engajamento voluntário no interesse comum de arborizar Campos dos Goytacazes/RJ, trazemos esse relato de experiência em forma de entrevista.

Projeto Campos + Verde: Quais suas origens e trajetória no plantio de árvores?

Clarice: Sou Clarice, cresci num sítio, onde vive minha família, e desde muito cedo convivi e apreciei o verde. Minha família toda é "chegada" em cultivo de plantas e plantio de árvores, o que certamente contribuiu muito para o meu interesse. A primeira árvore que plantei foi uma mangueira, em nosso quintal, com minha família. Mais recentemente, plantei com meu companheiro duas baobás no sítio, e outras três com o Projeto Campos mais Verde.

Projeto: Qual a sua opinião sobre a arborização em Campos dos Goytacazes/RJ? O que acha que precisa melhorar?

Clarice: Eu gostaria de ver uma cidade muito mais verde, onde a arborização da cidade fosse mais estimulada e priorizada. Inspirada no meu tio avô, Abimar Sarmet, que plantou árvores no bairro (Parque Prazeres) e na cidade, eu vim buscando contato com alguns órgãos com a intenção de contribuir com a arborização da cidade, sem sucesso.

Para minha alegria, foi justamente através de uma matéria sobre o tio Abimar, que conheci o Campos + Verde, que está realizando um trabalho muito importante de arborização na cidade. O projeto conta com parcerias com voluntários e voluntárias, e muita dedicação das pessoas organizadoras, o que, para mim, merece ser ampliado. Creio que o projeto pode, junto a novas parcerias, inclusive com a gestão municipal, contribuir de sobremaneira para a arborização municipal, especialmente em locais com menor número de plantios.

Projeto: O que você tem feito pela arborização?

Clarice: Tenho cultivado mudas, especialmente de baobá, desde 2019. Uma foi doada ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, duas plantadas no sítio de minha família em Campos, e três plantadas no canteiro da entrada da cidade de Campos, com o Projeto Campos + Verde. Esse último plantio foi uma emoção muito grande para mim. Nossa expectativa é de plantar muitas mais!!!

Projeto: Produção de mudas. Você tem viveiro? Quais espécies tem?

Clarice: Cultivo desde 2019 mudas de baobá (Adansonia digitata L.) a partir de sementes que trouxemos de Moçambique, África, e desde 2020 cultivo também mudas de abacateiro (Persea americana) a partir de sementes da fruta. Parte fica em espaço reservado na varanda no apartamento em que moro e parte no sítio.

Recentemente plantei sementes de pau-formiga (Triplaris brasiliana Cham), seguindo dica do grupo whatsapp do Coletivo.

Projeto:: Como agricultores e cidadãos, que mecanismos de incentivo vcs pensam haver para ações similares por outros agricultores na produção de mudas e arborização, seja para o ambiente geral ou apoio a projetos como o nosso?

Clarice: A ampliação do incentivo a ações como a do projeto é fundamental, bem como a manutenção das mudas. Há muitos aspectos relacionados ao plantio e manutenção, e infelizmente a população muitas vezes não percebe a importância de conservação mesmo de árvores grandes e antigas.

Campanhas de conscientização na cidade, em parceria com diferentes órgãos, inclusive municipais, podem contribuir de maneira significativa para o alcance de melhores resultados na arborização da cidade e outras medidas de cuidado e proteção à natureza.

Ambientes como escolas, por exemplo, são espaços importantes para, desde cedo, as pessoas poderem se envolver em atividades importantes para a comunidade e o meio ambiente, como essa.

Também é necessário que as campanhas e atividades tenham maior alcance, com maior visibilidade e progressiva ampliação. Cada pessoa pode contribuir, seja com a doação de mudas, com o plantio, com parcerias, ou mesmo com a divulgação das atividades de projetos como esse.

Projeto: O que você diria a quem está começando ou querendo começar? Sua mensagem para a sociedade.

Clarice: Todas e todos temos algo a oferecer ao nosso planeta, nossa cidade, nossa comunidade e nós mesmas e mesmos.

Algumas atitudes diárias são simples e fazem muita diferença, como separar itens para reciclagem, evitar a aquisição de produtos com plástico, controlar o consumo de energia, evitar o desperdício de água, reduzir o consumo de carne etc. São medidas que muitas vezes não prestamos atenção, mas são hábitos importantes e podem servir de exemplo para outras pessoas.

Outras ações, como o plantio de árvores, são outras formas concretas de contribuição para um meio ambiente saudável para todos os seres, e para mim é muito emocionante pensar que meu carinho e cuidado podem contribuir para o cultivo, plantio e crescimento de pequenas ou grandes árvores, que, quem sabe, atravessarão gerações.

Pessoas especiais, que não estão mais aqui, permanecem vivas a crescer e florescer diante de nossos olhos em lindos plantios feitos por elas ou em sua homenagem, oferecendo beleza, sombra, frutos, perfume, e, principalmente, contribuindo para a preservação do meio ambiente, dever de todas/os nós.

Na internet, encontramos muitas dicas de cultivo de mudas, e em grupos como o Projeto Campos + Verde, as trocas e ações conjuntas se fortalecem. Juntes seguimos: o que mais podemos fazer para tornar nossa cidade mais verde?
 💚💚💚




Reconhecimento



Como reconhecimento a doação de 3 mudas de baobá, árvores de múltiplos significados socioculturais, bem como a participação e colaboração constante da Clarice e do Rafael, conferimos ao casal em 9 de maio de 2021 um certicado com nosso selo "Doador/Doadora de Mudas".Assim demonstramos nossa satisfação pela parceria e engajamento em prol da bandeira comum do pro-verde em Campos dos Goytacazes/RJ.


Agradecemos enormemente a Clarice, ao Rafael, ao finado Sr. Abimar Sarmet (in memorian), e a toda essa familia arborizadora maravilhosa que abraça a mesma causa que nós. Esperamos poder apoiar nossos arborizadores em suas iniciativas, e poder contar também com seu apoio nessa missão ambiental tão vital ao nosso ecossistema urbano, a arborização urbana, o Verdejar Campos dos Goytacazes/RJ.

Fotos



Germinação dos baobás Desenvolvimento dos baobás Plantio com o Projeto Campos + Verde


Muda de Baobá


Gostou? Quer conhecer? Acha que pode nos ajudar? Vem conosco. Nos contate pelo email projetocamposmaiverde@gmail.com, @projetocamposmaiverde, @camposmaiverde, conheça detalhes de nossas ações pelo nosso site: https://www.camposmaisverde.eco.br, e venha ser nosso parceiro. O Coletivo Voluntário Verdejar o espera!


Edição por Marcelo dos Santos Ferreira

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.