Hoje é 5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente

junho 05, 2021


Por Clícia Barcelos

O ambiente natural e o homem sempre estiveram interligados. Em alguns períodos da história essa relação foi mais harmônica, em outros nem tanto.

Vale lembrar que a Revolução Industrial em meados do século XVIII, teve forte impacto no modelo de vida populacional, e consequentemente no ambiente.

A transição da produção artesanal de objetos diversos para a produção por máquinas aumentou a demanda por combustíveis fósseis, cuja queima produz gases de efeito estufa, contribuindo com a poluição atmosférica. Outros problemas socioambientais estão atrelados a esse evento, uma vez que a substituição do homem pelo maquinário, aumentou o desemprego e intensificou o êxodo rural e a urbanização, fatos que propiciaram o agravamento de diversos problemas ambientais. Ainda podemos acrescentar que o aumento da produção de bens elevou o nível de consumo da população, e consequentemente um maior descarte de produtos diversos.

Avançando na história, já no século XX podemos relembrar diversas catástrofes de origem antrópica que afetaram o ambiente e diversas espécies de seres vivos. Entre essas catástrofes, podemos citar a poluição atmosférica, em Vale do Meuse, na Bélgica, em 1930 ; o vazamento químico que contaminou as águas da bacia de Minamata no Japão, entre as décadas de 1930 a 1970; o Grande nevoeiro “Smog” em Londres, em 1952; e o vazamento radioativo, em Kyshtym, Rússia em 1957.

Podemos acrescentar ainda os problemas causados pelo uso do pesticida DDT introduzido no cenário da II Guerra Mundial, para fins de controle de algumas doenças existentes no período. Contudo, a continuidade de seu uso na agricultura no cenário pós-guerra, trouxe problemas na saúde humana e também danos ao ambiente.

Nesse contexto de agravamento dos problemas ambientais, em 1972 foi realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Conferência de Estocolmo, onde abordou os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. Sem dúvida, esse evento foi um marco na história ambiental. E foi nesta ocasião que ficou instituída pela ONU a data de 05 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Desde então, percebemos que a preocupação com a qualidade e equilíbrio do ambiente tem se acentuado. Não é possível ter qualidade de vida e bem-estar de forma integral, se não tivermos um ambiente saudável.

Porém, ao analisarmos a continuidade da história percebemos com tristeza que o ambiente continua sofrendo impactos por ações antrópicas, como o acidente de Chernobyl (1986); o rompimento de barragem em Cataguazes/MG (2003) e o vazamento de óleo da Chevron na bacia de Campos/RJ (2011), o rompimento das barragens de Mariana/MG (2015) e Brumadinho/MG (2019), e mais recentemente, a mancha de óleo no mar que se espalhou do litoral Nordestino ao fluminense (2019) e as toneladas de lixo encontradas nas praias do Nordeste (2021).

Como se isso não bastasse, acrescentamos que no Brasil em 2020, tivemos a maior taxa de desmatamento da última década.

Enfim, registramos que o Ambiente merece ser lembrado como uma data destacada no calendário mundial. Porém, precisamos mais que isso. Ele precisa ser lembrado de fato, e respeitado como fonte de recurso e também fonte de vida para todas as espécies.

Nosso projeto vem buscar mais árvores e conscientização para esse ambiente que nos suporta.

Quer fazer parte? Venha, contate-nos pelo nosso e-mail projetocamposmaisverde@gmail.com e @projetocamposmaisverde.

Foto de Marcelo dos Santos Ferreira

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.