Comemorando o dia Mundial do Meio Ambiente - 2021
Hoje, 5 de junho de 2021, celebramos o dia Mundial do Meio Ambiente do jeito que sabemos melhor: plantando árvores.
Foram sete mudas plantadas na Avenida Arthur Bernardes no trecho da entre a Avenida 28 de março e a UENF. Contamos com 4 mudas de ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus (Mart.) Mattos), 1 de pata-de-vaca-branca (Bauhinia variegata var. candida Voigt), 1 ipè-amarelo (Handroanthus albus (Cham.) Mattos) e 1 oiti (Licania tomentosa (Benth.) Fritsch).
Essa campanha de plantio é a reafirmação de nosso compromisso com nossos colaboradores doadores e doadoras de mudas, visto que a pata-de-vaca-branca e o ipe-amarelo são doação da D. Rose @soudida.rose, e os ipês-rosa pela Verde Folha Farmácia @verdefolhafarmacia.
Prosseguimos na nossa visão de arborizar Campos dos Goytacazes/RJ, pelo bem do ambiente e da sociedade Campista.
O dia Mundial do Meio Ambiente
A história revela que o homem sempre fora dependente do ambiente natural. Para se alimentar, se vestir, para se defender e produzir seus artefatos em geral. E durante muito tempo essa dependência ocorreu de forma equilibrada sem causar grandes danos ao planeta.
Mas os tempos mudaram. O homem mudou. Seus interesses, suas prioridades e seu estilo de vida mudaram. E assim mudou também a forma dele se relacionar com o ambiente.
O avanço industrial e tecnológico apresenta inúmeros benefícios a sociedade. Mas tudo tem um preço. E o ambiente começou a pagar caro, com os problemas socioambientais que foram surgindo, e com o passar do tempo se intensificando.
E foi diante de um cenário preocupante de degradação ambiental, que a ONU realizou entre os dias 5 e 16 de junho de 1972 a Conferência de Estocolmo na Suécia. O evento para tratar de problemas ambientais globais, reuniu representantes de 113 países. Também nesta ocasião, foi instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Quase meio século depois, parece que a preocupação com o ambiente tem se acentuado. Afinal, não é possível ter qualidade de vida e bem-estar de forma integral, se não tivermos um ambiente saudável.
No entanto, ainda precisamos avançar. Precisamos de mudanças efetivas de comportamentos e atitudes. Precisamos de maior conscientização. Precisamos que as leis de proteção ambiental sejam cumpridas. Precisamos que poder público e coletividade se esforcem para defender e preservar o nosso ambiente para as presentes e futuras gerações, como nos diz nossa Carta Magna.
Junte-se a nós nessa missão de tornar o nosso ambiente melhor. Venha, contate-nos pelo nosso e-mail projetocamposmaisverde@gmail.com e @projetocamposmaisverde.
Vamos verdejar Campos dos Goytacazes/RJ.
Mais fotos
Por Jaílma Barcelos e Alicio Gomes
Nenhum comentário: