Plantio de baobás no Dia das Mães - nossa mãe África



Dia das mães é dia de homenagear nossa mãe histórica e cultural, a Mãe África.

Em 2021, 9 de maio, o projeto Campos + Verde plantou 3 baobás (Adansonia L.), uma das arvores símbolo da África e referência cultural do movimento negro nacional.

As mudas foram plantadas na entrada da cidade, popular Trevo do Índio, com a participação de nossa equipe de campo, mãe e pai do projeto, Jaílma e Alicio; a mãe e pai criadores das mudas, Clarice e Rafael; e a colaboradora, voluntária e mãe, Olívia. A geração futura, já presente e em crescimento, também estava lá para aprender: a Maria Alicia, filha de Jaílma e Alicio, e Helena filha da Olívia.

Com esse plantio continuamos com nosso compromisso de arborizar as vias publicas e espaços coletivos de nossa Campos dos Goytacazes/RJ, e aumentamos nosso leque de ações com espécies de importância sociocultural, somando as espécies florestais nativas, exóticas e espécies frutíferas. Nossa ações seguemo sempre as normas municipais regidas pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente (a partir de 2021). Aproveitamos para agradecemos a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ - @campos.pmcg - pela pronta receptividade sempre que a buscamos como referência.

A Clarice, uma das mães do dia, destacou o inicio da história dos baobás de hoje:



Uma árvore incrível e cheia se significados!!! Trouxe sementes de Moçambique, fiquei muito feliz que nasceram!!

Por Jaílma Barcelos

Os três baobás plantados nessa data de homenagem, é a saudação de Jaílma, Alicio, Clícia e Marcelo, Coordenadores do projeto, e todos os colaboradores-voluntários, com destaque a Clarice e Rafael, pai e mãe dos baobás, e Olivia a todas as mães. Nossa saudação vem com a lembrança de nossa mãe África, que tem um pedacinho em cada um de nós brasileiros.

O Baobá

A árvore é um dos símbolos fundamentais das culturas africanas tradicionais, e no Brasil tratada como patrimônio. Em Pernambuco, um dos estado referência na presença da árvore no Brasil, um indivíduo da espécie Adansonia digitata foi tombada pela Prefeitura de Recife em 1988. O município instituiu em 19 de julho o Dia (local) do Baobá.

Em Campos dos Goytacazes/RJ até 09/05/2021 haviam por volta de 6 árvores plantadas, com destaque as localizadas no canal Campos-Macaé, à altura da estrada do Carvão e no entorno do encontro das avenidas Nilo Pessanha e 28 de março (próximo ao MacDonalds) (2); sítio no bairro Carvão (1); Horto Municipal (1); Parque Jockei-Clube (1); e na UENF (1).

A árvore considerada mais antiga, no canal Campos-Macaé - estrada do Carvão, foi declarada Patrimônio Histórico Municipal pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam) após ação de diversos atores e investigação científica do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (NEABI/UENF).



Canal Campos-Macaé - Estrada do Carvão
Por Wellington Cordeiro

Horto Municipal
Por Marcelo dos Santos Ferreira

UENF
Por Yara Pereira Gonçalves/Christian da Cunha Ribeiro

Com o plantio neste dia das mães de 2021 pelo projeto Campos + Verde somamos 9 árvores históricas plantadas.

E vamos seguindo na missão de verdejar Campos dos Goytacazes/RJ. Vem com a gente!

por Marcelo dos Santos Ferreira

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.