Voluntariado em prol do ambiente
Sr. Abimar Sarmet Moreira in memorian
O Sr. Abimar Sarmet Moreira foi um cidadão consciente de sua responsabilidade com o ambiente, e voluntariamente contribuiu para a arborização do bairro onde morava.
Ele nasceu e foi criado no Sítio dos Prazeres, em Campos dos Goytacazes/RJ, e após ter morado no Rio de Janeiro por muitos anos, já aposentado, voltou a sua cidade natal em 1982. Instalou-se no Sítio da família, no trecho final que faz limite com a lagoa de Taquarassu, e que nessa ocasião estava sendo arborizado pelo seu irmão Adilson Sarmet, com intenção de futuramente transformar o local num horto.
A filha Irene não se lembra com exatidão, mas disse que por volta de 1983 a 1984 seu pai começou a aproveitar os períodos chuvosos para plantar árvores pelo bairro.
“Ele saía com o carrinho de mão com as mudas e a enxada para plantá-las. Mamãe até ficava preocupada com a chuva nele, mas ele dizia que era melhor para que as mudas pudessem pegar.”
Irene Sarmet
Foto de Clícia Barcelos
Fez isto durante muitos anos, deixando várias árvores plantadas no Parque Prazeres. Infelizmente com o passar do tempo, muitas foram cortadas por moradores, como uma árvore que esteve plantada na esquina mais próxima a antiga residência do sr. Abimar. No entanto, a herança deixada por ele pode ser vista hoje na Avenida Francisco Lamego (Beira-Rio), em algumas outras ruas do Parque Prazeres e na praça, onde ainda permanecem duas árvores frondosas.
Segundo informações, foram arborizadas pelo Sr. Abimar não apenas as ruas de seu bairro, mas também algumas de Atafona, onde ele residiu algum tempo, foram contempladas com o plantio de diversas mudas.
Com seu exemplo, o Sr. Abimar também incentivou os filhos, netos e sobrinhos a cuidarem do ambiente de diversas formas.
Ele faleceu em 2018 aos 97 anos.
“Na véspera cortava folhas do pé de abóboras para que estas subissem no girau que ele fez para cultivá-las.” Contou sua filha Irene.
Que seu exemplo inspire outras pessoas em seu bairro e em toda a nossa cidade. Afinal, Campos dos Goytacazes/RJ precisa de mais árvores.
Vamos verdejar!
Por Clícia Barcelos
Participou desse relato Irene Sarmet, que autorizou a divulgação dessas informações.
Nenhum comentário: