Engajamento e participação para uma efetiva Educação Ambiental

março 31, 2021


O homem e o ambiente natural estão intimamente ligados, numa relação na qual o homem depende muito mais da natureza, do que ela depende dele. No entanto, o ser humano, dotado de razão, inteligência e criatividade, durante muito tempo parece não ter se dado conta disso. Numa relação desarmônica, tem usufruído dos benefícios da natureza de forma inadequada, sendo responsável por grande parte dos problemas ambientais, como desmatamento, poluição de corpos hídricos, poluição atmosférica, e muitos outros apontados em literatura específica.

O que fazer para mudar essa relação de forma que ela seja mais saudável e equilibrada?

A solução passa por um processo que envolve mudança de pensamentos, valores e comportamentos, e que podem ser alcançados através da Educação Ambiental.

O termo Educação Ambiental foi utilizado pela primeira vez em 1947, em reunião da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), e desde então o tema tem sido amplamente discutido.

No Brasil, da Constituição de 1988 as Políticas Públicas Municipais, a Educação Ambiental tem sido apontada como ferramenta importante no processo de sensibilização e conscientização dos indivíduos para a preservação do ambiente.

Com legislações, Políticas Públicas, órgãos ambientais e pesquisadores diversos reforçando a importância da Educação Ambiental para soluções de problemas ambientais, o que falta para avançarmos e termos sucesso nessa área?

A resposta a essa pergunta certamente está relacionada a fatores diversos e talvez não seja tão simples. Mas acreditamos que engajamento e participação da população são pontos cruciais para se alcançar resultados satisfatórios na Educação Ambiental. Afinal, quando entendemos por que lutamos, convocamos outros a lutarem conosco.

E você? Como tem contribuído para tornar nosso ambiente melhor? Você tem plantado árvores?

Quer fazer parte desse movimento? Venha conosco! Vamos verdejar Campos dos Goytacazes/RJ.

Você pode ajudar. Entre em contato conosco pelo direct do instagram (@projetocamposmaisverde) que há um grupo Zap esperando por você.

Por Clícia Barcelos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.